Edp promete trazer rede elétrica inteligente para SP

Edp promete trazer rede elétrica inteligente para SP

O presidente da EDP, (Eletricidade de Portugal), António Mexia, revelou hoje que a experiência piloto de redes inteligentes que vai começar em Évora, Portugal, será replicada em São Paulo, através da Energias do Brasil, subsidiária da empresa no Brasil. Como já havia prometido em 2009, Mexia afirmou que no início de 2011 será escolhida uma cidade servida pela distribuidora Bandeirante (regiões do Alto do Tietê e Vale do Paraíba – veja aqui as cidades candidatas) para desenvolver um projecto semelhante ao que hoje inicia as operações naquela cidade portuguesa.

O diário Público conta que António Mexia falava durante a cerimónia de lançamento da InovCity, um projecto piloto no qual serão instalados 31 mil contadores [relógios] de electricidade inteligentes que permitem comunicações nos dois sentidos, e em tempo real, entre clientes e empresa, bem como mais de 300 centros de comunicação instalados nos postos de transformação pela cidade.

“Gostaria que, no início do ano que vem, [um projecto semelhante] se possa desenvolver (…) no Brasil”, adiantou, acrescentando que “este projecto, que hoje é um dos poucos candidatos na Europa a ter um apoio enquanto emblema da área, tem a ver com um conjunto de coisas que queremos fazer no Brasil: eficiência energética, micro geração e mobilidade eléctrica”.

Este parece ser o primeiro passo em solo brasileiro da prometida revolução energética que se anuncia desde há algum tempo. Como todas as verdadeiras revoluções, esta não se dá “só a nível macro, tem a ver com os pequenos gestos de todos os dias, tem a ver com a forma como muda a vida das pessoas e das empresas” disse Mexia.

Continua o jornal Público: O projecto de rede eléctrica inteligente da EDP InovGrid arranca hoje, quase dois anos e meio depois do seu lançamento, em Évora, a cidade ‘piloto’ escolhida para a instalação dos contadores [medidores] inteligentes, que garantem não só a telecontagem dos consumos de energia em tempo real, mas também a mudança de tarifa à distância por solicitação do cliente e uma gestão mais eficiente dos consumos individuais de electricidade.

O projecto InovGrid de Évora (…) permite a um cliente que tenha um aparelho de micro geração de energia saber quanta electricidade está a injectar na rede e cria também cria um novo sistema de monitorização e controlo de toda a rede de distribuição.

Esta característica, considera a EDP, também permitirá uma gestão mais eficiente dos 16 pontos de carregamento de veículos eléctricos que já estão montados na cidade.

ver matéria completa aqui. Site do projeto InovCity, implantado em Évora, com informações e gráficos bem detalhados acerca do funcionamento de todo o sistema.

Compartilhe:

Deixe seu comentário

O email não será publicado