Casa Pau Ferro
eclive acentuado, e recebeu esse nome por ter a virtude de preservar uma grande árvore situada no meio do lote. Para isso, a casa foi concebida em forma de “U”, com duas águas de telhado convergentes ao centro (telhado borboleta).
O espaço de jardim central, além do grande pau-ferro, tem também uma torre em pedra, que abriga as lareiras dos dois pavimentos.
Era necessário atender, para esse projeto, basicamente três necessidades:
1) Moradia para um casal com dois filhos, que gosta de receber amigos, e também para um casal de idosos, que pudesse contar com alguma privacidade e acessibilidade.
2) Área social e de lazer integradas
3) Espaço de Home Office compartilhado pelo casal, com entrada e recepção para clientes isolada.
O piso superior é o piso de acesso; nele encontram-se, além da garagem e de um espelho d’água que refresca e compõe a fachada, 4 blocos com funções de ocupação distintas, mas com boa interligação. No bloco de acesso, além de um hall todo fechado em vidro, encontramos um pequeno lavabo, um inusitado espaço de convívio que é um bar cercado de verde e cobogós. Também há uma iluminada biblioteca, anexa ao corredor de acesso aos dormitórios e à escada para o piso térreo.
O bloco de acesso comunica-se internamente com o bloco do home office, que fica à esquerda, e que tem também um acesso independente para a rua. Composto por um escritório, um estúdio e um lavabo exclusivo, foi concebido sobre uma laje flutuante sobre o espelho d’água, todo cercado de vidros, mas de forma que os pontos de vista a partir desse equipamento não atrapalhem a privacidade dos blocos de uso exclusivamente residencial.
O bloco de serviços contém quintal, banheiro externo completo, lavanderia e depósito;
O bloco dos dormitórios contém uma suíte master com closet, pequeno espaço de trabalho, banheiro, terraço privativo e um espaço de ofurô e descanso, com vista privilegiada para uma árvore pré-existente. Nesse bloco temos mais 3 suítes, sendo duas com terraço privativo e uma com espaço interno de pequeno jardim, ofurô e closet. Nesse bloco também se encontra uma copa de apoio, e uma sala de TV com lareira.
Já no piso térreo, temos um grande espaço integrado, com um arrimo de pedra aparente em uma das laterais e cercado de esquadrias de vão inteiro e abertura total para o terraço. Nesse espaço, há uma sala de TV, living com lareira, cozinha, lavabo, despensa, sala de jantar e um pequeno jardim interno sob a escada. Integrando a cozinha a um espaço com churrasqueira, que se encontra no terraço, temos uma área Gourmet independente.
Externamente, além do terraço que funcionalmente é uma extensão do living, jantar e cozinha, temos vestiário, depósito, espaço para horta, e escada externa de acesso ao piso superior.
Temos também uma maravilhosa piscina em forma semicircular, com duas prainhas e borda infinita delimitada por arrimo de pedra, além de um grande deck integrado ao terraço.
-
Projeto: Ecohabitar – Residência Unifamiliar
-
Ano: 2021
-
Área total do terreno: 1.583,00 m²
-
Área total construída: 670,00 m²
-
Local: COTIA, SP – GRANJA VIANNA