Telhado Borboleta, um grande desnível e a Torre de Pedra central
A utilização da pedra bruta como matéria prima, e um toque romântico e peculiar foram combinados neste projeto com soluções arrojadas, tanto do ponto de vista estrutural quanto para ocupar e vencer o desnível bastante acentuado do lote.
Como elemento estrutural central, foi erguida uma torre de pedra bruta com 11 metros de altura – além de ser abrigo para um recuperador de calor instalado no living, e que através de dutos conduz o calor da lareira pelo imóvel, uma viga central de aço, instalada transversalmente, serviu de sustentação para a cobertura termoacústica, em formato “borboleta”. Dois enormes panos de vidro foram instalados um de cada lado da torre. Um mezanino com passadiço para os quartos, e naturalmente aquecido pelo ar quente que sobe da lareira, além de tesouras aparentes de madeira e vedos em tijolos aparentes, compõe ainda a beleza desse projeto cheio de surpresas.
O enorme desnível do terreno serviu para que parte da estrutura instalada sobre pilotis fosse abrigo para uma adega em pedra e outras instalações. Também permitiu que a piscina suspensa recebesse uma borda infinita.
O terraço, a piscina e os dormitórios têm uma bela vista “nas alturas” para uma reserva permanente.
-
Projeto: Ecohabitar – Residência Unifamiliar
-
Ano: 2013-2017
-
Área total do terreno: 783,00 m²
-
Área total construída: 290,00 m²