Ferramentas de projeto: maquetes virtuais

Ferramentas de projeto: maquetes virtuais

Os modelos 3D para além de ajudar no trabalho do arquiteto, têm um papel importante na etapa de desenvolvimento do projeto feita em parceria com o cliente. Na verdade, a maioria dos leigos, ao olhar para plantas e cortes de um projeto em duas dimensões, tem grande dificuldade em transformar essa informação em um objeto tridimensional. Em residências unifamiliares, o recurso à maquete tradicional acabava não acontecendo muito, já que poderia representar um acréscimo considerável no custo do projeto. Daí que, não poucas vezes, o cliente percebia que o resultado “não era bem aquilo que ele queria” tarde demais, quando a obra já era iniciada.

A maquetes virtuais, têm, por isso, uma série de vantagens. Os seus recurso visuais permitem panorâmicas e visitas pelo interior do imóvel, tornam as reuniões de acompanhamento com os clientes muito mais produtivas e facilitam as suas tomadas de decisão, já que diferentes propostas podem ser examinadas no ato e com um grau de compreensão impossível de atingir sem este recurso.

Como o cliente “vê” a casa e pode mesmo fazer um “test-drive” do produto acabado antes de gastar um tostão com a obra, a ansiedade de ter a casa pronta para ver o resultado final diminui consideravelmente. Portanto, para além de possibilitar uma melhor fluidez no trabalho e por isso reduzir prazos e custos, as maquetes virtuais fazem também bem à saúde e aos relacionamentos entre arquitetos e seus clientes.

Compartilhe:

Comentários ( 2 )

Deixe seu comentário

O email não será publicado