A lâmpada híbrida da GE
A General Electric anunciou recentemente que em 2011 irá lançar no mercado norte-americano uma lâmpada híbrida de halogêneo e fluorescente. A ideia é ultrapassar o problema de temperatura que afeta as lâmpadas fluorescentes, que só atingem a sua luminescência total depois de um período de aquecimento. O novo modelo, que na verdade comporta duas lâmpadas dentro da ampola, soluciona a questão através da lâmpada de halogênio, que se aloja no interior da espiral fluorescente, e que funciona apenas enquanto a sua “colega” ganha potência.
O fabricante afirma aínda que esta nova tecnologia reduziu substancialmente o teor de mercúrio utilizado por unidade, um dos principais óbices levantados contra a utilização (e descarte) das lâmpadas fluorescentes. O tempo de vida do novo produto é estimado como sendo semelhante ao das fluorescentes tradicionais, ou seja, 8.000 horas.
com informações de Green Tech
outubro 28, 2010 5:45 pm /
[…] A lâmpada híbrida da GE | Ecohabitar ecohabitararquitetura.com.br/blog/a-lampada-hibrida-da-ge/ – view page – cached arquitetura e construção sustentáveis, A GE anunciou para 2011 o lançamento no mercado norte-americano de uma lâmpada híbrida, fluorescente e de halogênio. Tweets about this link […]
outubro 29, 2010 11:51 am /
Não gostei. A lâmpada halógena fica escondida atrás da fluorescente, na minha opinião vai se gastar mais material pra pouca coisa. Além disso, o problema do reator integrado das compactas permanece e ninguém liga muito pra isso, só falam pra todo mundo trocar incandescentes por fluorescentes compactas, até quem mora na zona rual, onde não existe reciclagem e uma incandescente polui bem menos depois de descartada
novembro 4, 2010 5:32 pm /
Bom ponto, Luciana. Na verdade o que acontece é que os fabricantes das fluorescentes compactas estão por todos os meios tentando viabilizá-las no mercado que, apesar de todas as campanhas a favor, continua algo desconfiado em relação a elas. Nos dois links abaixo, falamos sobre o assunto:
http://ecohabitar.com.br/site/led-luz-no-fim-do-tunel/
http://ecohabitar.com.br/site/plumen-o-design-chega-as-cfl/