Projete para o terreno

Projete para o terreno

A arquitetura tradicional de todos os povos em todas as latitudes do globo é o resultado do trabalho de gerações no sentido de obter a melhor adequação possível entre as necessidades de abrigo e proteção e as condições naturais do meio.

O progresso tecnológico permitiu, no entanto, que o homem passasse gradualmente a abandonar técnicas que pegavam carona da natureza para outras que permitiam construir apesar da natureza. A sofisticação atingida nos dias de hoje permite projetar edifícios sem levar minimamente em conta os fatores naturais do local. E com a vertigem do crédito fácil e com a confiança cega no futuro nem percebemos como foi ficando caro construir e, pior, como foram subindo os custos mensais desses novos edifícios.

Na esteira do Relatório Brundtland, publicado em 1987, e de alguns solavancos sofridos pela economia mundial, assiste-se ao crescimento da sustentabilidade na arquitetura com o retomar de práticas antigas como projetar considerando o ciclo solar e o regime de ventos, usar sombras e ventilação cruzada e adaptar as construções ao terreno onde vão ser implantadas.

E, como em tudo na vida, há sempre aqueles que vão um pouco mais além…

com informações de ArchDaily e Wikipedia

Compartilhe:

Comentários ( 3 )

Deixe seu comentário

O email não será publicado