Linhas da CPTM cobertas por jardins com ciclovias
in ARQ!BACANA
Um projeto do arq Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, ex-prefeito de Curitiba e atualmente consultor de urbanismo da ONU, prevê que as estações e linhas férreas de São Paulo – em que a CPTM promete alcançar 180km com qualidade de metrô até 2012 – sejam cobertas por jardins com ciclovias e passagens para pedestres.
Além dos jardins suspensos, o projeto prevê a criação de pólos de uso misto, no entorno das estações, que abrigariam funções como trabalho, moradia, escolas, shoppings e comércios, lazer e hospitais.
O projeto seria a solução para o problema de trânsito e crescimento desordenado da cidade que se desenvolve da seguinte forma: superaquecido, o mercado imobiliário não para de erguer empreendimentos. As novas -e antigas- construções estão dentro da lei de zoneamento, porém, resultam em uma distribuição desproporcional. Em alguns locais, como no centro, a concentração de prédios comerciais é alta e a de residências é baixa, em outros, como na Zona Leste, sobram moradias e faltam empresas.
Com isso, na capital paulista, por dia, 38 milhões de viagens são feitas para transportar as pessoas de suas casas para o trabalho, do trabalho para escolas, das escolas para os locais de lazer, entre outros trajetos. (…)
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agosto 14, 2010 6:37 pm /
Interessante idéia de parque horizontal. A margem do Rio Pinheiros onde o trem passa não tem espaço suficiente para a implantação de um parque a exemplo da outra margem. Pode trazer as pessoas para um contato maior com o Rio. Resta saber se a despoluição efetiva do Pinheiros se concretizará.
setembro 6, 2010 11:54 am /
Seria muito interessante se conseguissem realmente implantar esse projeto. Um sopro de verde e mais áreas de lazer são fundamentais para que a cidade fique mais agradável para a população.
março 28, 2011 11:05 am /
Idéia boa, mas não genial. Pensando em custos seria mais uma aberração orçamentária como, aliás, já nos acostumamos a ver.
E seria um “sopro de verde” numa área nobre da cidade que já é bem servida de parques e áreas verdes.
Um projeto dessa natureza deveria ser proposto para áreas degradadas, como o centro da cidade, o corredor da ferrovia entre Moóca e São Caetano, ou mesmo no extremo leste como São Miguel Paulista e Itaim.
Acho esse “minhocão verde” uma idéia supérflua. Mais útil seria a desocupação e replantio de vegetação (paulatina mas frequente) nas áreas de risco em encostas e nas margens dos córregos. Mas essa idéia é utópica e não daria o retorno em votos que nosso poder público considera essencial na hora de delinear decisões importantes.