Walmart: sustentabilidade mainstream

Walmart: sustentabilidade mainstream

À primeira vista, trata-se de mais uma unidade da rede Wal-Mart inaugurada no Brasil. Nada que salte aos olhos indica que a loja na zona oeste de São Paulo, aberta no final de abril, seja muito diferente de outras do grupo. O Wal-Mart a “vende”, porém, como sua segunda loja ecoeficiente implantada no Brasil e a primeira com essa concepção a entrar em operação na capital paulista. As lojas eco – expressão cunhada pelo grupo – tornaram-se modelo para as operações da rede no país e foram concebidas para diminuir em 40% o uso de energia elétrica nas edificações e reduzir em 25% o consumo de água. Na realidade, o cardápio de sustentabilidade incorporado à unidade situada na avenida Francisco Morato, no bairro do Morumbi, é bem mais extenso – ultrapassa 60 itens, mas nenhum deles se encontra exposto nas gôndolas. (…)
Atualmente, tornou-se imperativo vincular qualquer empreendimento à sustentabilidade e ao uso racional da energia. No caso do Wal-Mart Morumbi, além do reaproveitamento da água de chuva e do uso da iluminação natural, há a utilização de placas voltaicas para a geração de energia solar, paredes verdes para sombreamento e até bacias e mictórios que funcionam a vácuo, gastando quantidade mínima de água. O planeta agradece. E o Wal-Mart fatura.
ler o artigo completo aqui

Compartilhe:

Comentários ( 1 )

  • luiz carlos cordeiro

    Fiquei realmente entusiasmado com o que li a respeito de energia sustentavel,sou um sobrevivente nacional tutelado pelo meu padrão de vida, as consecionarias de agua e energia eletrica, coloquei como objetivo em minha vida estudar e procurar alcançar meios de ajudar familias como a minha, ter uma vida mais digna ,com uma casa auto sustentavel com o menor custo operacional de luz e agua. porem estou encontrando dificuldades pois os sistemas existentes são caros e de dificel acesso aos menos favorecidos. fiquei entusiasmado ao saber deste projeto internacional favorecendo alguns paises e gostaria de informações de como entrar em contato com esta entidade para parceria no Brasil pois tenho como objetivo de vida conseguir tais projetos para favorecer as pessoas que lutam e são subtraidos por contas de luz e agua.

Deixe seu comentário

O email não será publicado