O custo da apatia

O custo da apatia

O Shelton Group é uma entidade que se dedica a motivar consumidores convencionais a fazer escolhas sustentáveis. A atuação que lhes trouxe maior notoriedade foi a elaboração de relatórios anuais sobre hábitos e tendências dos consumidores norte-americanos. A suas pesquisas são hoje em dia referência no mercado pela qualidade dos dados obtidos.

O próximo estudo a ser publicado, o Energy Pulse®, sobre eficiência energética, desvenda um dos motivos que leva os consumidores a permanecer com hábitos gastadores apesar de conscientes que pequenas mudanças podem resultar em economia. O estudo designa esse fator como A Falha da Apatia e ele não é mais do que o preço que as pessoas estão dispostas a pagar para não fazer nada.

Quando perguntados sobre quanto a sua conta de eletricidade teria que subir para que se decidissem adotar tecnologias de eficiência energética, os inquiridos responderam um valor médio de 129 dólares, o que representa mais de 70% do gasto que em média o consumidor tem com a conta de eletricidade. Dito de outro modo, os norte-americanos demonstraram estar dispostos a gastar mais de 1.500 dólares por ano para não ter que tomar uma atitude (ao câmbio atual, o valor corresponde a cerca de 2.600 reais). Os motivos para tal, segundo o Shelton Group, podem estar relacionados com a presente retração econômica que leva as famílias a adotar maiores cautelas no uso do dinheiro e a adiar despesas extraordinárias.

Seria interessante avaliarmos qual o custo da apatia no Brasil e nas famílias brasileiras. Como aventam os autores do estudo, talvez a tradução do problema em números sirva para mudar comportamentos. Veja, por exemplo, aqui o que você pode comprar com 2.600 reais.

Compartilhe:

Comentários ( 1 )

Deixe seu comentário

O email não será publicado