Sustentabilidade, mesmo: Common Ground, Lopez Island, WA, EUA

Sustentabilidade, mesmo: Common Ground, Lopez Island, WA, EUA

Com o aumento da pressão turística das últimas décadas, a pequena comunidade de pescadores e agricultores de Lopez Island, ao largo da costa de Washington, no noroeste americano, sofreu com a especulação imobiliária que elevou os preços de moradia a níveis tão altos que ameaçou a sua própria sobrevivência.  Isto porque, com o consequente aumento dos preços em geral, a ilha tornou-se o lugar de maior desigualdade no estado, com o maior custo de vida e os menores salários. Para responder ao problema os locais fundaram a Lopez Community Land Trust, associação que através da recolha de fundos em órgãos estaduais, igrejas, fundações, bancos privados e outros, passou a comprar terras e a construir pequenas comunidades de modo a que estas ficassem fora do mercado imobiliário da região. Todo o processo de contratação, gerenciamento do projeto, construção e seleção de moradores é feito pela associação. Os compradores têm os imóveis financiados a taxas especiais e estão sujeitos a cláusulas que limitam o valor de revenda o que perpetua a política de preços controlados.

Como a idéia é beneficiar pessoas de rendimentos baixos/médios, a última destas comunidades a ser inaugurada, a Common Ground, avançou um pouco mais e incorporou ao seu projeto preocupações sustentáveis. Em parceria com o escritório de arquitetura Mithun, a Lopez CLT fez uma abordagem de projeto passiva para construir as 11 casas e um edifício com dois apartamentos e um pequeno escritório que constituem a comunidade. Assim, optou por áreas pequenas, que economizam energia, beirais largos e pergolados para sombreamento e um inusitado isolamento de parede composto por fardos de palha prensados.

Para além disso, existe um recolhimento comum de água da chuva para usos não potáveis e uma instalação fotovoltaica que fornece toda a energia aos moradores, o que a torna uma comunidade auto-suficiente. Por causa das suas características próprias, Common Ground pode ostentar o título de comunidade verdaderiamente sustentável, mesmo sem selos ou títulos, já que, ao contrário da grande maioria, incorpora em um mesmo nível hierárquico os pilares econômico, ambiental e social que constituem o tripé da sustentabilidade.

mais informações, esquemas e fotos de Common Ground aqui e aqui.

com informações de Jetson Green, Mithun.com e Lopez CLT

Compartilhe:

Deixe seu comentário

O email não será publicado