Eletricidade puxa alta do custo de vida

Eletricidade puxa alta do custo de vida

SÃO PAULO – O ICV (Índice de Custo de Vida) da cidade de São Paulo apresentou variação de 0,49% em julho, índice 0,44 ponto percentual maior do que o verificado em junho (0,05%).

Os dados, divulgados nesta quinta-feira (6), fazem parte de levantamento mensal realizado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).

No acumulado dos últimos 12 meses – entre agosto de 2008 e julho de 2009 -, o índice avançou 3,78%. Já no acumulado dos sete primeiros meses deste ano, o ICV registra variação positiva de 2,22%.

Segmentos

De acordo com o Dieese, as grandes pressões inflacionárias em julho partiram dos grupos Habitação (1,62%) e Transportes (0,51%). Os grupos Equipamento Doméstico (-0,59%) e Vestuário (-0,75%), por outro lado, puxaram o índice para baixo no último mês.

No grupo Habitação, a alta foi observada em todos os subgrupos: locação, impostos e condomínio registraram aumento de 0,51%, operação do domicílio avançou 2,17% e conservação subiu 1,51%. Mas o destaque ficou com operação de domicílio, devido ao aumento de 9,80% na eletricidade, homologado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e em vigor desde 4 de julho.

leia o resto aqui

Compartilhe:

Deixe seu comentário

O email não será publicado