Inglaterra infla as velas

Inglaterra infla as velas

Depois de ontem a China ter revelado os seus objetivos próximos na mudança de matriz energética, hoje o Carbon Trust, entidade tutelada pelo governo britânico, declarou que a Inglaterra pretende ser, até ao final da próxima década, o maior produtor mundial de energia eólica off-shore. Aínda de acordo com o Carbon Trust, o país estabeleceu como meta para 2020 uma capacidade de 29 gigawatts para um total global de 66 gigawatts, o que o deixaria com 45% do mercado. Por comparação, a previsão para a produção alemã no período seria de 12 gigawatts.

O fato seria consequência da aposta que a Grã-Bretanha já faz atualmente na tecnologia. O país já tem em operação parques eólicos no mar, como o de Scroby Sands, produzindo desde 2004. Para além de vantagens energéticas, a economia beneficia-se também do fato de o país estar na linha da frente na exploração da tecnologia. Empresas como a Harland and Wolff, com larga tradição em construção de transatlânticos (Titanic incluído) só não sucumbiu ao lento declínio que a indústria naval sofreu ao longo do século passado ao decidir explorar as potencialidades da energia em alto-mar, construíndo fundações para parques eólicos off-shore e sistemas de aproveitamento de energia de ondas e de marés. Segundo David McVeigh, executivo da empresa, o investimento no setor resultou no maior índice de atividade da empresa em muitos anos. Diz aínda McVeigh que o país tem todas as condições para prosseguir o sucesso atingido – vento e ondas constantes e fluxo de maré em águas pouco profundas situadas perto de centros urbanos que necessitam de energia.

E nós, de que estamos à espera?

com informações e foto do blog Green Inc, NYT

Compartilhe:

Comentários ( 4 )

  • Ricardo Soares

    olá… vim aqui agradecer a amável visita de martha nader, que suponho ser uma das participantes desse site/blog. Feliz em ter gente como vcs solidária comigo na indignação contra um empreendimento predatório como Alphaville Granja Viana. Feliz por terem linkado meu post e terem colocado no twitter…pouco podemos mas ficarmos calados totais é omissão… abraços e parabens pelo site e pelo trabalho

  • Martha Nader

    Caro Ricardo,

    Tenho sinceras esperanças que possamos “um pouquinho mais”…

    Gostaria muito de receber a sua visita aqui no escritório da Ecohabitar (fone 4702-2052), pois tenho algumas idéias que gostaria muito de partilhar consigo!

    Abraços!

  • Simone Paranhos

    Cara Martha,
    Que bom poder encontrar pessoas iluminadas que nos ajudem a questionar este “status quo” falido de hoje.
    Esta informação da Inglaterra é muito interessante. Tenho acompanhado há algum tempo encontros regulares de empresários e autoridades britânicos no Brasil (como jornalista a proximidade de pessoas e eventos é mais favorecida).
    E, realmente, eles estão se aproximando rapidamente não porque são admiradores do Brasil, mas porque nosso país faz parte deste plano “tão audacioso”.
    Precisamos estar em alerta 24 horas.
    Obrigada pelo post e parabéns.
    Abraços,
    Simone

  • Martha Nader

    Olá Simone

    Obrigada por seu comentário!

Deixe seu comentário

O email não será publicado