Google PowerMeter: medir para melhorar

Google PowerMeter: medir para melhorar

No passado mês de fevereiro a Google havia anunciado em seu blog oficial que estava desenvolvendo uma ferramenta de software chamada Google PowerMeter, que permitiria aos consumidores obter informações quase em tempo real, em seus computadores, sobre o consumo de energia elétrica de suas casas. Para que o programa fosse efetivamente implantado a companhia contatou diversas entidades públicas e privadas norte-americanas ligadas ao setor elétrico, no sentido de prover o país com uma rede de distribuição inteligente que trouxesse a distribuição de energia elétrica dos moldes em que foi configurada na década de 1950 para a era digital. Para além disso, as empresas distribuidoras precisariam equipar as casas de seus clientes com a nova geração de medidores digitais, designados por “medidores inteligentes“, que permitissem coleta e análise de dados de consumo.

Agora, depois de parceria firmada com oito companhias distribuidoras em 3 países (Estados Unidos, Canadá e India), o programa foi finalmente lançado. Os consumidores beneficiados com este programa piloto poderão desde já ficar sabendo quais os aparelhos que causam os maiores picos de consumo e proceder a mudanças nas suas rotinas de gastos. Dentro em breve terão também acesso a gráficos que lhes mostrarão os seus padrões diários de consumo. 

Com base em estudos que afirmam que os consumidores poderão cortar os seus custos de energia em até 15% se tiverem acesso a informação sobre o seu consumo, a Google afirma que o projeto se insere na sua missão de “organizar a informação disponível no mundo e torná-la universalmente acessível e útil“.

Compartilhe:

Comentários ( 5 )

Deixe seu comentário

O email não será publicado