2009: O ano da insustentabilidade? (II)

2009: O ano da insustentabilidade? (II)

A maior fabricante de turbinas eólicas do mundo, a dinamarquesa Vestas, anunciou o corte de 1.900 postos de trabalho (cerca de 9% do total dos seus empregados) e o encerramento de uma fábrica no Reino Unido, apesar do aumento de 70% nos lucros do primeiro trimestre, se comparados com os de igual periodo de 2008.

A empresa afirmou que o corte foi motivado pelo excesso de oferta no mercado norte-europeu, apesar da intenção manifestada por governos de países como Alemanha e Reino Unido em aumentar a quantidade de eletricidade gerada por fontes alternativas de energia.

Ditlev Engel, CEO da empresa, declarou que a Vestas pretende reforçar a aposta nos Estados Unidos, já o seu maior mercado, e construír três novas fábricas no Colorado até 2011 destinadas a recuperar a capacidade de produção perdida com o revés europeu.

No início do ano a Economist já tinha colocado a questão da insustentabilidade na sua já tradicional edição de previsões para o ano que entra, assunto que abordamos aqui. Será que Daniel Frank estava certo? Será que estamos assistindo já à separação entre joio e trigo?

com informações de Forbes e BBC

Compartilhe:

Deixe seu comentário

O email não será publicado